Mollusca

Resultado de imagem para molusco    O filo Mollusca (L. molluscus, mole) é um dos maiores filos do reino animal, depois do filo Arthropoda, e, como o próprio nome indica, o corpo desses animais é mole. O tamanho desses animais vai desde milímetros até a metros de comprimento. Alguns moluscos são vagarosos, enquanto outros são velozes e bem ativos. Em relação à alimentação, podem ser herbívoros, carnívoros, predadores, filtradores, detritívoros e parasitas.  Sua área de ocorrência vai desde os trópicos até os mares polares, sendo a maioria maninha, mas também ocorrem em água doce e no ambiente terrestre. 

Resultado de imagem para molusco   O corpo desses animais é bilateralmente simétricos (assimetria, em algumas espécies). Não são segmentados, porém a maioria possui uma cabeça definida. Possuem uma porção cefalópode e outra de massa visceral, sendo a cefalópode mais ativa, contendo os órgãos da alimentação, locomoção e sensorial cefálico (depende primariamente da ação muscular para o funcionamento), enquanto a massa visceral vai conter os órgãos do sistema digestório, circulatório, respiratório e reprodutor (depende primariamente de tratos ciliares para o funcionamento). Existem duas pregas da epiderme que se projetam a partir da parede dorsal do corpo, formando um manto, o qual circunda um espaço entre o manto e a parede do corpo, sendo denominada de cavidade do manto. Na cavidade do manto é onde fica as brânquias ou um pulmão, e em alguns moluscos, o manto secreta uma concha protetora sobre a massa visceral. A maioria dos moluscos possuem uma cabeça bem desenvolvida, a qual é portadora da boca e de alguns órgãos sensoriais especializados. Os receptores fotossensoriais variam desde os mais simples até os complexos olhos dos cefalópodes. Os tentáculos também são frequentemente presentes. No interior da boca situa-se uma estrutura exclusiva dos moluscos, a rádula (órgão linguiforme raspador, protátil, encontrado em quase todos os moluscos - com exceção dos bivalves que são filtradores - sobre os quais estão fixadas fileiras de dentes diminutos, e posteriormente a boca fica situado o principal órgão locomotor: o pé. O pé pode estar adaptado para locomoção, fixação a um substrato ou para uma combinação de funções. Geralmente, é uma estrutura ventral, em forma de sola, na qual ondas de contração muscular promovem uma locomoção por rastejamento. Existem muitos formatos diferentes, pra diferentes funções, como são os casos dos pés nos bivalves, polvos, lulas, caramujos, lesmas, entre outros. 

Resultado de imagem para lesmaResultado de imagem para caracol
Imagem relacionadaResultado de imagem para bivalve

       Possuem um sistema circulatório aberto, com um coração propulsor, vasos e seios sanguíneos. Porém, a maior parte dos cefalópodes possuem um sistema circulatório fechado, com coração, vasos e capilares. O trato digestório é complexo e altamente especializado, que vai de acordo com o tipo de alimentação de cada espécie, e geralmente é provido de extensos tratos ciliares. A maioria dos moluscos possui um par de rins (metanefrídios), no qual os dutos dos rins em muitos serve, também, como via de liberação de ovos e espermatozoides. Já o sistema nervoso consiste em vários pares de gânglios com cordões nervosos conectivos, sendo, geralmente, mais simples que os existentes nos anelídeos e artrópodes. O sistema nervoso é dotado de células neurossecretoras que, pelo menos em certos caracóis de respiração aérea, produzem um hormônio de crescimento e funcionam na osmorregulação, havendo vários tipos de órgãos sensoriais altamente especializados. A maioria desses animais são dióicos (sexos separados), mas existem alguns que são monóicos (hermafroditas). 

Resultado de imagem para caracol Resultado de imagem para reprodução de polvo


Resultado de imagem para moluscos bonitos

Resultado de imagem para ostra

Resultado de imagem para polvo venenoso

Comentários